segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reciclagem de papel


A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. A campanha do Ziraldo por exemplo se refere a materiais descartados na água do mar que tem condições de acidez, oxidação entre outras que vão afetar o material diferentemente do descarte no solo. De qualquer maneira esses dados são incontestes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos portanto verificar todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.

Das das atividades do Projeto de Educação Ambiental, a reciclagem de papel é a mais atrativa para os alunos. O papel que é consumido pela escola torna-se reaproveitável para a confecção de diversos produtos. Para as aulas de Artes o papel reciclado pode se transformar em cartões, caixas, envelopes, dentre outros produtos. Como tema para a disciplina de Biologia a discussão entre o que é biodegradável e o que não é, valoriza nossa participação como sujeitos ativos na preservação do meio ambiente.












quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Desertificação

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:TuswPas_La75RM:http://www.cienciahoje.pt/files/17/17004.jpg

A disciplina de Geografia pode aprofundar o problema da ação devastadora do homem sobre o ambiente. A desertificação de grandes áreas é consequência de desmatamento.

• Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto.

• O termo desertificação significa a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas. O processo é pouco perceptível pelas populações locais. Há também diminuição da fauna e flora, extinção de espécies e reprodução de espécies raras.

Como se origina?

• Origina-se, a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso.
• No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões.
Conforme a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação foi definida como sendo a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e sub húmidas secas resultantes de factores diversos tais como as variações climáticas e as actividades humanas.

Causas da desertificação

• A principal causa da desertificação é a agricultura e a pecuária intensiva, a desflorestação, a urbanização e a poluição provocadas pelo homem que têm causado uma diminuição das terras aráveis no mundo, desertificando-as.

Consequências da desertificação

• A desertificação do solo provoca a perda da capacidade produtiva, o que já sucedeu com mais de seis milhões de hectares de terras outrora produtivas originando a perda de biodiversidade.
• O empobrecimento dos solos vai causar fome e pobreza na população, afectando a economia de países ou regiões.

Formas de evitar o avanço dos desertos

• Reflorestação e manutenção do solo protegido com vegetação durante todo o ano.
• Adequação das culturas ao tipo de solos.
• Estudo da particularidade de cada solo.
• Participação da população.
• Recuperação e conhecimento tradicional no que toca às boas práticas agrícolas.

Inversão Térmica



Professores da disciplina de Física pode explorar o assunto sobre propagação de calor usando o fenômeno da inversão térmica. Esse fenômeno está relacionado a intensa poluição das cidades.

A inversão térmica é um fenômeno natural meteorológico que ocorre mais facilmente no final da madrugada e no início da manhã e principalmente nos meses de inverno. Manifesta-se quando o ar quente retido nas altitudes impede a elevação do ar frio que por ser mais denso e pesado encontra dificuldades ainda maiores para subir. Esse processo ainda faz com que os poluentes lançados na atmosfera permaneçam retidos nela juntamente com o ar frio.

Tal fenômeno pode ocorrer em qualquer parte do planeta, mas tende a acontecer com mais facilidade em regiões onde o solo recebe mais calor durante o dia e perde mais calor durante a noite.

A inversão térmica pode ser vista através do fecho de luz que divide o céu no período em que começa a anoitecer. A coloração desse fenômeno é cinza alaranjada, cor que caracteriza a presença dos poluentes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta do Indio Seattle



Indico para o trabalho de leitura e produção de texto a Carta do Índio Seattle que já em 1854 tinha uma visão ecológica do ambiente em que vivia e do temor do homem degradar esse ambiente.
Destaco alguns trechos da carta que pode ser lida na íntegra no site http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/290385

“O que ocorrer com a terra,
recairá sobre os filhos da terra.
Há uma ligação em tudo.”
(...) Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
(...)Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.
(...)Onde está o arvoredo? Desapareceu.

Onde está a águia? Desapareceu.

É o final da vida e o início da sobrevivência"

Contaminação do solo




Professores de química podem explorar o assunto sobre contaminaçao com elementos químicos encontrados em pilhas e baterias. É uma forma do aluno conhecer esses elementos e suas propriedades. Segue um texto informativo sobre o problema das pilhas e baterias descartadas inadequadamente.

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos.

As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio.

Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns. Também pode-se eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gestão ambiental: planejando e construindo um mundo sustentável



Por que é importrante adotar uma política de gestão ambiental?

O próprio modelo econômico baseado em critérios de sustentabilidade é referência para programas de exportação e importação de produtos.
A Gestão Ambiental deve ser uma política oficial(institucional) e também empresarial.
Em casa, na escola,no bairro, no condomínio, no trabalho, cada um pode fazer sua parte. Essa é uma espécie de gestão Ambiental informal, mas que funciona se houver pelo menos um grupo de pessoas interessado em aplicar normas básicas para contribuiar com a preservação do planeta.