• Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto.
• O termo desertificação significa a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas. O processo é pouco perceptível pelas populações locais. Há também diminuição da fauna e flora, extinção de espécies e reprodução de espécies raras.
Como se origina?
• Origina-se, a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso.
• No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões.
Conforme a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação foi definida como sendo a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e sub húmidas secas resultantes de factores diversos tais como as variações climáticas e as actividades humanas.
Causas da desertificação
• A principal causa da desertificação é a agricultura e a pecuária intensiva, a desflorestação, a urbanização e a poluição provocadas pelo homem que têm causado uma diminuição das terras aráveis no mundo, desertificando-as.
Consequências da desertificação
• A desertificação do solo provoca a perda da capacidade produtiva, o que já sucedeu com mais de seis milhões de hectares de terras outrora produtivas originando a perda de biodiversidade.
• O empobrecimento dos solos vai causar fome e pobreza na população, afectando a economia de países ou regiões.
Formas de evitar o avanço dos desertos
• Reflorestação e manutenção do solo protegido com vegetação durante todo o ano.
• Adequação das culturas ao tipo de solos.
• Estudo da particularidade de cada solo.
• Participação da população.
• Recuperação e conhecimento tradicional no que toca às boas práticas agrícolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário