quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta do Indio Seattle



Indico para o trabalho de leitura e produção de texto a Carta do Índio Seattle que já em 1854 tinha uma visão ecológica do ambiente em que vivia e do temor do homem degradar esse ambiente.
Destaco alguns trechos da carta que pode ser lida na íntegra no site http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/290385

“O que ocorrer com a terra,
recairá sobre os filhos da terra.
Há uma ligação em tudo.”
(...) Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
(...)Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.
(...)Onde está o arvoredo? Desapareceu.

Onde está a águia? Desapareceu.

É o final da vida e o início da sobrevivência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário